Ponto da Carne na churrasqueira a gás!

Uma das dificuldades na hora do preparo do churrasco, é acertar o ponto da carne, cada pessoa tem um gosto individual e precisamos conhecer a técnica ideal para cada ponto e para que fique da maneira exata como gostamos, nós da Strongrill professional vamos dar algumas dicas importantes para que você aplique em nossas churrasqueiras a gás de inox, para isso, iremos explicar nesse artigo quais as principais características e diferenças dos pontos da carne para que você acerte no preparo e tenha uma experiência incrível.

Ponto Bleu – Extra rare

Mais conhecida como selada, esse ponto apresenta uma superfície tostadinha e na parte interior crua e fria e com bastante sangue, permanecendo com suas características praticamente inalteradas, é o ponto que os amantes de carnes vermelhas mais gostam, pois é o ponto mais macio, para que você tenha esse ponto em nossa churrasqueira a gás deixe a carne em contato com a nossa grelha de inox 304 por um período curto de tempo, sua temperatura deve estar entre 46°C e 49°C.

Mal Passada – Rare

No ponto mau passado a carne tem sua característica pouco alterada, a sua superfície fica bem grelhada/opaca, e na parte interior tem sua estrutura original macia e com sangue, sua faixa de temperatura deve estar entre 52 a 55ºc. o ideal é medir o interior da carne com um termômetro, com a carne dentro da churrasqueira a gás em cima da grelha, Apreciadores de carne dizem que o ponto mal passado é o ideal de quem realmente gosta de sentir o sabor da carne.

Ao Ponto Para Mal – Medium rare

O aspecto é bem parecido com a da mal passada, a diferença é que a sua superfície aparenta um aspecto mais cozido, e seu interior mais firme, deixando apenas o centro avermelhado e úmido de sangue, sua faixa de temperatura deve estar entre 55°C a 60°C.

Ao ponto – Medium

                Esse ponto já apresenta a coloração mais rosada quase imperceptível e com pouca presença de sangue e opaca no seu interior, com uma carne mais firme, esse preparo deixa a carne macia ao toque, especialmente no centro. sua faixa de temperatura deve estar entre 60°C a 65°C. Esse é o ponto da carne mais consumido pelos brasileiros. 

Ao ponto para bem – Medium Well

                Nesse ponto o interior da carne está quase sem o rosado e sem nenhum sangue, a carne vai estar mais dura ao toque, sua faixa de temperatura deve estar entre 65°C a 69°C.

Bem passada – Well done

                Nesse ponto o interior está inteiramente marrom e sem sangue, seu exterior bastante torrado e com a carne mais rígida, sua faixa de temperatura deve estar entre 69°C a 100°C. Na definição, dizem que é a opção favorita de quem não gosta de carne, pois essa forma de preparo mascararia seu verdadeiro sabor.

Os pontos mais frios são pouco populares no Brasil, mais preservam as características do corte escolhido, são recomendados para carnes nobres, os pontos com cocção mais longa valorizam carnes mais firmes, que tendem a apresentar grande profundidade de sabor. Uma dica importante é não levar a carne gelada direto para a grelha, o ideal é deixar a carne em temperatura ambiente, e não virar a carne o tempo todo e também evitar fazer furos, pois o suco interno sai da carne, e faz com que a carne perca a suculência.

Sobre qual o melhor ponto da carne, não existem uma resposta exata. Eu diria aquele que traga prazer ao seu paladar. Não existe melhor ou pior ponto, até mesmo porque, gosto não se discute, não é mesmo?!

Icone para acesso ao WhatsApp